Como não gastar dinheiro desnecessariamente durante um mês 2

Como não gastar dinheiro desnecessariamente durante um mês How to stop spending money unnecessarily for a month

2. Fazer listas To-do Lists

  • Registar todos os meus gastos Record all my expenses

Eu primeiro comecei a escrever todos os meus gastos numa folha de Excel e no meu caderno. Todas as semanas via o que gastava, onde posso cortar (coisas desnecessárias) e itens que são essenciais. I first started writing all my expenses on an Excel sheet and in my bullet journal. Every week, I saw what I spent, where I can cut (useless things) and what is essential.

Também adotei dias em que não gastava dinheiro. Comecei pelas terças, ou seja, nesse dia não gastava dinheiro e deixava os meus cartões em casa e levava alguns trocos, caso houvesse alguma eventualidade. I also adopted days when I did not spend money. I started on Tuesdays, on this day of the week, I did not spend money, I left my cards at home and took some pocket change for some eventuality.

  • Fazer uma lista dos gastos essenciais List of essential expenses

Analisar o registo dos gastos e criar uma lista de gastos essenciais. Por exemplo, quanto é que gasto em Leguminosas e cereais durante um mês. Desse total de gastos é o que eu posso gastar durante esse mês. Uma dica, eu coloco sempre um valor acima, ou seja, um valor projetado. Na lista deve estar contemplado o valor da renda, eletricidade e água, taxas e seguros, no meu caso este ano não estou a pagar por isso não está no meu orçamento. Analyze the list of expenses and create a list of essential expenses. For example, how much do I spend on Legumes and cereals for a month? Of this total of expenses is what I can spend during one month. One tip, I always put a value up, that is, a projected value. In the list should be contemplated the value of income, rent, electricity and water, in my case this year I will not pay rent nor taxes and insurance therefore is not in my budget.

  • Extras

Não gastar dinheiro durante um mês não quer dizer que não tenhas vida social. Eu coloco sempre dinheiro de lado para extras – concertos, lanches e jantares. Como são pontuais não quer dizer que uso esses extras todos os meses mas estão lá só para ter a certeza que não ultrapasso o meu orçamento. Para além dos extras de lazer, eu também tenho os extras de saúde, ou seja, em caso de necessitar de ir ao médico ou comprar medicamentos. Os extras devem estar incluídos no orçamento. No-spending money for a month does not mean that you do not have a social life. I always put money aside for extras – concerts, snacks and dinners. As they are seasonal it does not mean that I use the money for these extras every month, they are in the list just to make sure I do not exceed my budget. Apart from the leisure extras, I also have the health extras, that is, in case you need to go to the doctor or buy medicines. It should be included in the budget.

Normalmente, este desafio requer que cortes todo o tipo de gastos desnecessários como ir ao cinema, comprar roupa, e comprar por comprar. Eu não cortei todas as minhas despesas desnecessárias porque estou a tentar incorporar medidas menos consumistas aos poucos. Usually, this challenge requires you to cut all kinds of unnecessary expenses like going to the movies, buying clothes or coffee. I did not cut all my unnecessary expenses because I am trying to incorporate less consumerist measures in stages.

A minha lista do mês passado: My list for last month:

Gastos fixos Fixed expenses

Alimentação Food

Extras

IMG_20170501_154029

One thought on “Como não gastar dinheiro desnecessariamente durante um mês 2

Leave a Reply

