Um mundo sem regras, Amin Maalouf

Livro 1 – 02.01.2017 –  Um mundo sem regras, Amin Maalouf

img_20170102_214143

Gostei bastante deste livro. Pode parecer um pouco confuso e li comentários em que os leitores acharam que não estava bem estruturado. Na minha opinião, o livro está estruturado para passar a mensagem do livro ” um mundo sem regras”/ um livro que tenta exemplificar com argumentos mas também com a maneira em que o livro está dividido a desordem do mundo.

O livro em si é uma lição de história com dados do mundo ocidental e oriental dos acontecimentos que se passaram no inicio do séc. XIX . As relações entre estes dois pólos são o cerne do livro. Mas o autor expõe lindamente os acontecimentos e é bastante critico, por vezes pessimista mas acho que todo o discurso é de esperança.

A solução para acabar com o ” desregramento”  é adoptar uma escala de valores baseada na cultura (Maalouf 2009, 181). O autor refere-se a “companheiros de viagem” em vez de estrangeiros (Maalouf 2009, 184). Pois mesmo que estejamos em cantos opostos do planeta Terra as nossas acções afectam-nos a todos. Amin aconselha a conhecer outras culturas através da literatura. Ele reforça que a intimidade de um povo é a sua literatura (Maalouf 2009, 185).

Eu tenho este livro desde 2009 e só o li agora. Gostei imenso. Fez me pensar e questionar algumas ideias que tinha e que agora sinto necessidade de ler mais sobre a história de vários países no Oriente.

Advertisements

One thought on “Um mundo sem regras, Amin Maalouf

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s