EP 5 – Natal vegan – Rabanadas

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A receita é super simples. Mas acho que ficava melhor com um molho. The recipe is super simple. But I think it would taste better with a sauce.

Ingredientes:

  • Cacete para rabanadas ( do dia anterior, tem que estar um bocado duro)
  • 3 copos de leite vegetal (eu usei de soja) (ou um litro depende da quantidade de pão)
  • Raspa de limão
  • Pau de canela
  • 3 colheres de sopa de açúcar (de acordo com as medidas do leite: 1 colher de sopa de açúcar para um copo de leite)
  • Óleo vegetal para fritar
  • Canela e açúcar

Como preparar:

  1. Colocar o leite, a raspa de limão e o açúcar numa panela e deixar que o açúcar se dissolva. Não ferver. Retirar e deixar que arrefeça ao ponto de conseguirem colocar os dedos.
  2. Cortar o cacete em fatias de 1 cm não podem ser finas senão ao molhar no leite o pão desfaz-se.
  3. Colocar óleo na frigideira. Quando o óleo estiver quente, molhar as fatias de pão (uma a uma) no leite e depois fritar. Tendo atenção para o pão não colar no fundo.
  4. Retirar as fatias quando estiverem douradas e colocar num prato sobre papel de cozinha para absorver o excesso de óleo.
  5. Num prato fundo, à parte coloque açúcar e canela e misture com os dedos. Passe o pão frito ainda quente pela mistura de canela e açúcar (eu algumas vezes até os espalmo para fixar o açúcar) . Coloque as rabanadas numa taça.
  6. Eu normalmente frito 5 ou 6 fatias de cada vez. Depois de fritas as 5 primeiras rabanadas repousam no papel de cozinha. E vou passando as próximas 5 fatias de pão uma a uma  pelo leite e depois frito. Depois destas estarem a fritar passo as primeiras 5 rabanadas pelo açúcar e canela.
  7. Depois de terminar de passar o pão pela mistura de açúcar e canela pode colocar as sobras sobre a taça de rabanadas. Este excesso de açúcar vai transformar-se num liquido doce quase como uma calda.
  8. Estas rabanadas sabem melhor um dia depois de serem confeccionadas.

Ingredients:

  • Bread for rabanadas, it looks like a baguette but bigger, it is common to be in Portuguese bakeries in December. (The bread should be hard so buy it on the day before)
  • 3 cups of vegetal milk (I used soy milk) (or 1  liter depends on the amount of bread)
  • Lemon zest
  • 1 Cinnamon stick
  • 3 tablespoons of sugar (according to the milk: 1 tablespoon of sugar for a cup of milk)
  • Vegetable oil for frying
  • Cinnamon and sugar

 How to prepare:

  1. Put the milk, a lemon zest and sugar in a pan and let the sugar dissolve. Do not allow it to boil. Remove and allow it to cool to the point that you can put your fingers in.
  2. Cut the bread in 1-cm slices.
  3. Heat the oil in the frying pan. When the oil is hot, soak the slice of bread (one at time) in the milk and then fry. Take care of the bread so it does not stick on the bottom.
  4. Remove the slices when they are golden brown and place them in a plate over a kitchen paper to absorb the excess of oil.
  5. In a deep dish, add sugar and cinnamon and mix with your fingers. Pass the fried bread still hot by the mixture of cinnamon and sugar.  Place them in a big bowl.
  6. I usually fried 5 or 6 slices at a time. When the first 5 rabanadas are resting on the kitchen paper, I pass the next 5 slices of bread on the milk and then fry it. After those are frying, I pass the first 5 on the sugar and cinnamon mixture.
  7. After you finish passing the bread through the sugar and cinnamon mixture you can put the rest of sugar over the bowl of rabanadas. This excess sugar will turn into a sweet liquid almost like a syrup.
  8. These rabanadas taste better the day after they are made.

 Outras receitas de rabanadas caso estejam interessados:Other recipes of rabanadas :

http://cozinhanatureba.blogspot.pt/2008/11/rabanadas-veganas.html

http://comersaudavel.blogspot.pt/2011/12/rababadas-veganas-natal.html

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